Nesta terça-feira (22), no Dia Internacional do Maçom, o Grande Oriente do Brasil Amazonas (Gobam), potência da maçonaria no estado, realiza o lançamento da ‘Pedra Fundamental’ da nova sede do Gobam. O evento será realizado a partir das 20h, no canteiro de obras da nova sede, na rua Araxá, nº 371, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
A programação faz parte das comemorações dos 200 anos do Grande Oriente do Brasil (GOB), que iniciou no dia 9 de janeiro no Rio de Janeiro e terá ações em todos os estados brasileiros, com agenda marcada para os dias 14 e 15 de julho em Manaus.
De acordo com o Grão Mestre Estadual, Bruno Azevedo, o momento é de recordação da importância da maçonaria em conquistas históricas no Brasil e Amazonas. “A nossa história se confunde com a história do Amazonas e do Brasil. E a entrega dessa sede recordará os feitos dos nossos antepassados, como a independência do nosso país, Proclamação da República, e aqui do Amazonas, participação decisiva na libertação dos escravos”.
No evento, será inaugurada uma placa comemorativa com o nome dos maçons eméritos que participaram do 1º lote do projeto “Maçons para Sempre – GOB 200 anos”. Os nomes também irão compor o livro de ouro, que será depositado no futuro museu do Gobam, em homenagem a todos os irmãos que dedicaram sua vida e trabalho ao projeto maçônico.
Durante o lançamento da ‘Pedra Fundamental’, será realizada uma ritualística para enterrar uma cápsula do tempo em uma urna no solo com objetos que marcam a data e o evento, entre eles: moedas, cartas, jornais, fotografias, documentos e outros, juntamente com uma ata especial alusiva ao evento.
Medidas preventivas
Como medidas preventivas contra a covid-19, o Gobam recomenda o uso de máscaras no evento. Além disso, por se tratar de ambiente de obra, a potência da maçonaria alerta para que aglomerações e visitações no interior da obra sejam evitadas.
Da Assessoria