Jovens adultos com idade entre 25 e 29 anos são maioria do eleitorado do AM

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Reportagem: Tawanne Costa

Com mais de 2,6 milhões aptos a votar, o eleitorado amazonense cresceu quase 10%. São 219 mil eleitores a mais do que há quatro anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A faixa-etária com a maior parcela de eleitores é entre 25 a 29 anos. O grupo soma mais de 333 mil pessoas aptas a votarem no Amazonas.

O cientista político e colunista da BandNews Difusora, Marcelo Seráfico, destaca a hipótese do que tem motivado os jovens a ingressarem interesse pela política.

O que chama atenção entre os dados do TSE é que mesmo sem ter a obrigação de votar, os jovens entre 16 e 17 anos somam quase 60 mil pessoas. O crescimento no eleitorado é de 50% em comparação com 2018, quando 39 mil jovens estavam aptos a votarem no estado.

Danilo Bandeira é um dos jovens que pretende votar pela primeira vez e fala da responsabilidade em escolher os novos governantes.

A mesma evolução foi registrada entre as eleitoras e eleitores com mais de 70 anos de idade, na qual voto não é mais obrigatório. Em 2018 somavam pouco mais de 47 mil de pessoas, número que saltou para mais de 63 mil em 2022.