Siga-nos as redes sociais

Inflação faz consumidor desistir mais de produtos no caixa do supermecado

Chegar ao caixa e ter de desistir de alguns produtos por falta de dinheiro está mais comum em 2022. Uma pesquisa inédita realizada pela Nextop, empresa especializada em tecnologia para o varejo, incluindo segurança e prevenção de perdas, mostrou que quando se compara o primeiro semestre de 2021 com o primeiro semestre de 2022, o número de produtos abandonados no caixa subiu 16,42% nos supermercados brasileiros. 

A pesquisa que monitorou 982 supermercados de médio e pequeno porte em todo o país mostra que quase 5 milhões de itens (4.997.031 precisamente) foram abandonados no caixa no primeiro semestre de 2022. Especialista em soluções em tecnologia para o varejo, incluindo segurança e prevenção de perdas, a Nextop levantou os dados de “não venda” utilizando Inteligência Artificial e Big Data. Foram contabilizados itens cancelados, cupons cancelados e itens que tiveram o preço consultado no caixa e que não foram levados pelo consumidor. 

“Quando começamos o levantamento de dados já esperávamos um aumento devido ao cenário econômico e crescente inflação no país, mas os números nos surpreenderam. Muitas pessoas devem estar tomando susto quando chegam no caixa e acredito que a desistência seria menor se a inflação dos alimentos estivesse menor”, comenta Juliano Camargo, CEO da Nextop. 

A pesquisa ainda traz um ranking com os principais produtos abandonados pelos consumidores. A lista é liderada pelos refrigerantes e pelo menos quatro itens fazem parte da cesta básica como o leite, o óleo de soja e o açúcar. 

Veja a lista 

  1.  Refrigerantes 
  2. Leite 
  3. Óleo de Soja 
  4. Cerveja 
  5. Açúcar 
  6. Molhos 
  7. Biscoito 
  8. Hambúrguer 
  9. Farinha de Trigo 
  10. Bebida Láctea

Da Assessoria