Durante fiscalização em centros de compras na zona Oeste de Manaus, 14 veículos estacionados irregularmente nas vagas especiais, sem a devida credencial, são autuados.
O uso indevido de vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcDs) e idosos, além de ser uma infração de trânsito, representa um desrespeito à cidadania e às dificuldades de locomoção dos grupos.
As vistorias são coordenadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Na ação da última segunda-feira, 5, as equipes buscaram garantir o respeito aos direitos de PcDs e idosos.
Ainda de acordo com o IMMU, a fiscalização em estabelecimentos privados, como shoppings, reforça o compromisso de promover a inclusão e a acessibilidade em todos os espaços da cidade.
O IMMU reforça que a credencial de estacionamento especial é obrigatória e deve estar visível no painel do veículo ao utilizar as vagas reservadas.
A infração por estacionar indevidamente em vaga de PcD ou idoso é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).