Siga-nos as redes sociais

Guerra: ‘Não haverá paz duradoura se a Rússia vencer’, diz a Otan

Grande parte da Ucrânia permaneceu sem aquecimento ou energia elétrica após os ataques aéreos russos mais devastadores contra sua rede elétrica até agora, e os moradores de Kyiv foram alertados para se prepararem para novos ataques e estocar água, comida e roupas quentes.

CONFLITO

* O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que não haveria paz duradoura na Ucrânia se a Rússia ganhasse a guerra, acrescentando que a aliança militar ocidental não recuaria em seu apoio a Kyiv.

* A última barragem da Rússia matou 11 pessoas e fechou todas as usinas nucleares da Ucrânia pela primeira vez em 40 anos.

* Vista do espaço, a Ucrânia se tornou uma mancha escura no globo à noite, mostraram imagens de satélite da Nasa.

* O primeiro inverno da guerra agora testará se a Ucrânia pode continuar com sua campanha para recapturar território, ou se os comandantes da Rússia podem deter o ímpeto de Kyiv.

* Mais de 15.000 pessoas desapareceram durante a guerra na Ucrânia, disse um funcionário da Comissão Internacional de Pessoas Desaparecidas (ICMP).

* Uma mãe deficiente em Kherson recentemente libertada está procurando por seu filho , levado por soldados russos há três meses e nunca mais visto.

“Onde ele está agora? Eu não sei. Eu iria até o fim do mundo para descobrir. Ele é meu único filho. Ele sempre esteve por perto. Agora…” disse Anna Voskoboinik de uma perna só em sua cadeira de rodas , rasgando.

* Putin se encontrará na sexta-feira com as mães dos soldados que lutam na Ucrânia, disse o Kremlin, enquanto o conflito que matou dezenas de milhares de soldados entra em seu décimo mês.

ECONOMIA/AJUDA

* O ministro das Relações Exteriores britânico, James Cleverly, prometerá milhões de libras em apoio adicional a Kiev durante uma visita à Ucrânia para garantir que o país tenha a ajuda prática de que precisa durante o inverno, disse seu gabinete.

* O ministro das Finanças da Ucrânia, Serhiy Marchenko, disse que mais apoio ocidental é necessário para ajudar a cobrir seus crescentes custos de reconstrução após a escalada de ataques de mísseis russos nesta semana.

* As exportações de grãos da Ucrânia tiveram um início mais lento depois que um acordo mediado pela ONU foi estendido na semana passada para ajudar a aliviar a fome global, e um enviado ucraniano colocou parte da culpa na relutância da Rússia em acelerar as inspeções de navios.

ÓLEO

A Rússia não planeja fornecer petróleo e gás a países que apoiam um teto de preço para o petróleo russo, disse o Kremlin, mas tomará uma decisão final assim que analisar todos os números.

“Não há divisão, não há cisma entre os europeus e temos que preservar isso. Esta é a nossa missão número um este ano”, disse Zelenskiy.

Da Reuters
Foto: Johanna Geron