Reportagem: Gabrielle Moura
Os primeiros 32 agentes de segurança receberam, além da pistola Taurus 9 milímetros, um novo fardamento, atuando, de forma estratégica, nos pontos sensíveis do município.
O armamento será mais uma ferramenta integrada aos serviços da guarda que também terá alternativas não letais com táticas de imobilização, spray de pimenta e choque elétrico.
O novo fardamento tem um tecido mais apropriado, não apenas para o clima amazônico, mas, principalmente, para as novas atribuições que, agora, são incluídas na rotina da Guarda Municipal.
O prefeito de Manaus, David Almeida, explica que os guardas municipais realizaram um curso e foram treinados para receber o porte de arma. (Ouça)
Os pontos iniciais da atuação desses guardas municipais armados devem ser em escolas de Manaus, além de Unidades Básicas de Saúde e pontos turísticos.
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), delegado Sergio Fontes, diz que até o fim do ano, mais de 40 agentes de segurança municipal devem receber o porte de arma e atuar em pontos estratégicos da cidade. (Ouça)
A guarda municipal Francilene Vieira, recebeu o armamento e conta como foi o processo de treinamento. (Ouça)
Segundo a prefeitura deve ser realizado um concurso para abrir vagas na nova atuação da guarda municipal.