O Reino Unido aprovou a vacina Covid-19 da Novavax (NVAX.O) para uso em maiores de 18 anos, disse o regulador de medicamentos do país nesta quinta-feira, trazendo uma quinta vacina contra o coronavírus à sua lista em meio à rápida disseminação da variante Ômicron.
A vacina, Nuvaxovid, foi aprovada como a primeira e segunda dose, pois atendeu aos padrões exigidos de segurança, qualidade e eficácia, disse a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA) em comunicado.
A aprovação britânica para Nuvaxovid ocorre dias depois que a farmacêutica pediu autorização dos EUA para a vacina após meses de lutas com problemas de desenvolvimento e fabricação, e segue um apoio alemão no início do dia.
As ações listadas na Nasdaq da Novavax reverteram o curso para negociar 3,7% mais alto a US$ 92,76 no pré-mercado às 1146 GMT.
“Continuamos nosso trabalho vital de segurança no monitoramento do uso de todas as vacinas COVID-19, para garantir que seus benefícios na proteção das pessoas contra a doença COVID-19 continuem superando quaisquer riscos”, disse a presidente-executiva da MHRA, June Raine.
Vacinas da AstraZeneca-Oxford (AZN.L) , Pfizer-BioNTech (PFE.N) , (22UAy.DE) , Moderna (MRNA.O) e Johnson & Johnson (JNJ.N) já foram aprovadas para uso no país .
“Nuvaxovid será a primeira opção de vacina à base de proteína autorizada pela MHRA, já que o Reino Unido enfrenta esta próxima fase da pandemia”, disse o presidente-executivo da Novavax, Stanley Erck, em comunicado.
A vacina da Novavax em junho passado mostrou ser mais de 90% eficaz em um teste nos EUA contra uma variedade de variantes, incluindo a Delta, enquanto dados iniciais de dezembro também sugerem que funcionaria contra a Ômicron.
A Grã-Bretanha e a Novavax concordaram em 2020 com o fornecimento de 60 milhões de doses da vacina, ao mesmo tempo em que concordaram em colaborar na realização de testes em estágio final da vacina no país.
Após a aprovação pelo MHRA, o Comitê Conjunto de Imunização e Vacinação divulgará diretrizes para o uso da vacina no programa de vacinação Covid-19 da Grã-Bretanha.