Governo Federal vai repassar R$ 1,9 mi para cidades do AM afetadas por desastres naturais

AM tem 26 cidades em situação de emergência por causa da cheia, diz Defesa Civil

Cinco municípios do Amazonas vão receber juntos mais de R$ 1,9 milhão em repasses do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para ações emergenciais contra desastres naturais.

Anori, Caapiranga, Anamã, Itacoatiara e Carauari foram contemplados com valores que variam conforme a gravidade dos danos e o número de moradores afetados.

Os recursos são definidos com base nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.

No total, 11 cidades de quatro estados brasileiros serão beneficiadas. Além do Amazonas, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul estão na lista.

Os recursos serão utilizados para ações de resposta e recuperação, como limpeza de áreas atingidas e reconstrução de estruturas danificadas.

Considerando todas cidades, os repasses totalizam mais de 5 milhões de reais.

As portarias com os repasses foram publicadas no Diário Oficial da União. Municípios que estiverem em situação de emergência ou calamidade pública podem solicitar ajuda pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes locais na elaboração de pedidos e planos de ação.

Da redação.