Siga-nos as redes sociais

FVS orienta farmácias e drogarias para notificação de resultados de Covid-19

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nessa quarta-feira (8), uma reunião de alinhamento, com representantes das farmácias e drogarias do Amazonas, sobre orientação técnica das notificações dos testes da Covid-19 no e-SUS Notifica.

A reunião foi conduzida pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), juntamente com os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Cievs da FVS-RCP e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), com objetivo de intensificar as notificações dos resultados positivos e negativos para Covid-19 no Amazonas.

“Para continuarmos avançando nas ações de enfrentamento à Covid-19 no Amazonas é necessário que todos os serviços estejam alinhados de forma integrada, contribuindo para o monitoramento diário e atualização de dados em nosso sistema” afirmou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Durante a apresentação, o chefe do Devisa, Jackson Alagoas, destacou a importância da reunião para as estratégias da FVS-RCP como órgão coordenador da vigilância em saúde do Amazonas, sendo responsável pela inspeção, licenciamento, monitoramento e controle das farmácias e drogarias.

“Esse encontro contribuiu para orientar e retomar situações que os estabelecimentos possam vir a falhar, por isso é importante reforçar que todo teste da Covid-19 deve ser notificado para que a Fundação mantenha o monitoramento adequado da doença em nosso Estado”, enfatizou Jackson.

De acordo com a gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/Manaus), Graziela Andrade, as notificações dos testes de Covid-19 que os estabelecimentos irão fazer são essenciais para trabalhar o cenário epidemiológico da infecção.

“Com isso, vamos ter uma gestão mais assertiva e oportuna frente aos desafios, principalmente de covid-19, que tem se mostrado muito dinâmico. Logo, a parceria entre a FVS-RCP e a Semsa garante o cumprimento dos regulamentos gerais de realização dos testes da doença pelos estabelecimentos”, disse.

Notificação dos casos de Covid-19

Os resultados positivos e negativos dos testes feitos devem ser notificados no sistema e-SUS VE, em https://notifica.saude.gov.br/login. Além disso, é fundamental o cadastro prévio do estabelecimento e, ao acessar o sistema, marcar o campo “Não possui CNES”, inserir o CNPJ da drogaria/filial no campo que aparece e concluir o cadastro.

É importante a leitura completa do Manual de Navegação do e-SUS VE, disponível em https://datasus.saude.gov.br/notifica/. Caso venha surgir dúvidas que não possam ser resolvidas na leitura do manual, a FVS-RCP recomenda que seja buscado contato com a Vigilância Epidemiológica do município onde está localizado o estabelecimento.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.