Um novo caso suspeito de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, é identificado no Amazonas. É a segunda notificação registrada, que segue em investigação. A primeira foi descartada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). A informação foi divulgada nessa quinta-feira (21).
O suposto caso é de um homem, com idade entre 20 e 30 anos, morador de Manaus. Ele estava em Portugal e, no último dia 7 de julho, apresentou dor de cabeça, fraqueza, dor muscular e, posteriormente, caroços inchados na pele – chamados de “erupção cutânea sugestiva”.
A FVS informa, ainda, que o paciente foi a um hospital em Portugal, ao apresentar os primeiros sintomas. Mesmo medicado, ele não teve melhoras, e ao chegar em Manaus, compareceu à Fundação de Medicina Tropical.
Após avaliação médica, o caso foi notificado como suspeita de Monkeypox. O paciente está com quadro de saúde estável, se recuperando em casa e em isolamento.
Foram feitas coletas para exames pelo Laboratório Distrital da Semsa e o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen).
Da redação