Após a confirmação do primeiro caso da variante Ômicrom do coronavírus em Manaus, a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), reforça junto à população a necessidade de adesão às medidas de prevenção não farmacológicas, como usar máscaras faciais; evitar locais fechados e pouco ventilados; e adotar medidas de distanciamento social e de etiqueta respiratória, além da higienização das mãos.
A infecção é em uma mulher, de 27 anos, que veio de Fortaleza para Manaus. A informação foi divulgada na noite dessa terça-feira (4), pela FVS. A paciente chegou na capital amazonense no no dia 21 de dezembro, com sintomas gripais, realizou coleta no posto de testagem no aeroporto internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste, onde testou positivo para Covid-19 e foi orientada para o isolamento domiciliar durante 14 dias.
De acordo com a fundação, a paciente tinha sintomas leves de tosse e coriza e com calendário vacinal completo, incluindo a dose de reforço. A FVS recomenda que seja realizado o exame diagnóstico e mantido, em casos positivos de Covid-19, o isolamento social por 14 dias.