Por Tawanne Costa
O desmatamento na Amazônia Legal apresentou queda de 49% em 2023. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 31, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Segundo ele, o número é um resultado das mais de 180 operações realizadas nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Roraima, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.
Em relação ao garimpo ilegal, quase 760 dragas foram inutilizadas. (Ouça)
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Amazonas deve receber, em 2024, 41 milhões e 872 mil em recursos do Governo Federal para demandas do combate à criminalidade.
Ainda este ano, Manaus deve receber um Centro de Cooperação Policial Internacional para enfrentar crimes da Amazônia. As Forças Armadas também vão ter uma atuação mais ampla na região das fronteiras.
Apesar da saída de Dino para o Supremo Tribunal Federal, o então ministro pediu que o sucessor, Ricardo Lewandowski, o convide para inauguração do novo Polo de Segurança. (Ouça)
O ministro da Justiça e senador, Flávio Dino, deixa o cargo e toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal no dia 22 de fevereiro. Dino ocupará a vaga aberta em decorrência da aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber.