Filme amazonense é destaque no Festival Internacional de Cinema Infantil 2024

Por Liandre Coutinho

O curta-metragem “Filha da mãe d’água” é um dos finalistas do Festival Internacional de Cinema Infantil 2024, promovido pela Copacabana Filmes e Produções.

A obra foi filmada na comunidade ribeirinha do Lago Janauari, em Iranduba, e concorre na mostra competitiva aos Troféus de Melhor Filme, eleito pelo júri oficial e pelo júri popular.

A produção ocorreu após uma oficina com os comunitários e possibilitou uma experiência de cinema profissional, como conta a atriz infantil que protagonizou o curta, Anna Beatriz. (Ouça)

Ao todo, 50 pessoas trabalham no curta “Filha da mãe d’água”, em uma equipe que misturava profissionais manauaras e pessoas que tiveram um primeiro contato com o cinema.

O diretor e produtor cultural Bruno Pereira ressalta a participação e o empenho dos comunitários. (Ouça)

O filme já circulou em mais de 20 festivais e conquistou diversos prêmios, com destaque para o “3º É tudo criança” e o “14º Festival de Triunfo”, realizado no Nordeste.

E agora é destaque da 19° edição do Festival de Cinema Infantil, que recebeu mais de 150 inscrições de todo país.

Bruno comenta que a indicação, por si só, já é uma vitória. (Ouça)

Do total de filmes inscritos no Festival de Cinema Infantil, apenas 74 foram escolhidos, representando 26 municípios de 12 estados do Brasil.

O evento faz parte do calendário de festivais e mostras do circuito audiovisual brasileiro, e é responsável por conectar crianças do Brasil com o mundo, além de promover o papel do cinema na troca de experiências e o diálogo com diferentes realidades.