Dois filhotes de onça-pintada são resgatados na comunidade São João, em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus) e transportados com segurança para Manaus.
O transporte foi realizado nESSA quinta-feira, 3 de abril, com atuação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Proteção Animal do Amazonas (Sepet) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semades) de Manicoré.
Os filhotes, batizados de “Mani” (fêmea) e “Coré” (macho), têm cerca de três semanas. Eles foram encaminhados ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Ibama, na zona sul da capital.
A comunidade informou que os animais foram encontrados em uma área alagada e aguardaram por sinais da mãe antes de acionar as autoridades. O resgate foi realizado em 28 de março.
A equipe técnica do Ipaam acompanhou o transporte e a avaliação inicial, constatando boas condições de saúde dos filhotes. Segundo o Ibama, há possibilidade de reintegração à natureza, mas será necessário um longo processo de reabilitação.
A decisão final dependerá das análises feitas no Cetas, que pode encaminhá-los a um centro de reabilitação em outro estado.
Da redação.