Fifa investigará cantos homofóbicos de torcida equatoriana na Copa do Mundo 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 - Grupo A - Catar x Equador
Futebol Futebol – Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 – Grupo A – Catar x Equador – Estádio Al Bayt, Al Khor, Catar – 20 de novembro de 2022 Torcedores do Equador comemoram após a partida REUTERS/Dylan Martinez

A Fifa informou que abriu um processo disciplinar contra o Equador por cânticos homofóbicos de seus torcedores na estreia da Copa do Mundo.

O Equador enfrentou uma possível expulsão do torneio depois que o Chile reclamou de ter escalado um jogador inelegível durante as eliminatórias.

Eles foram multados e receberam uma dedução de pontos para as próximas eliminatórias da Copa do Mundo, mas foram autorizados a competir no Catar.

O jogador, Byron Castillo, ficou de fora do elenco para evitar mais polêmicas.

No jogo de abertura do Equador contra o Catar, para dar início à Copa do Mundo no domingo, alguns entre suas fileiras de torcedores vestidos de amarelo cantaram um cântico homofóbico contra os chilenos.

“O Comitê Disciplinar da Fifa abriu um processo contra a Associação Equatoriana de Futebol devido a cânticos de torcedores equatorianos”, disse a entidade reguladora do futebol mundial em comunicado na noite de terça-feira, citando o artigo 13 de seu código disciplinar.

Sanções potenciais no código incluem jogar uma partida sem espectadores ou a proibição de jogar em um determinado estádio.

Não houve resposta imediata da federação de futebol do Equador. Tem retweetado exultantemente as imagens da vitória por 2 a 0 no estádio Al Bayt.

Para a diversão de muitos assistindo ao redor do mundo, os fãs do Equador também gritaram “Queremos cerveja!” em referência a uma polêmica proibição do consumo de álcool em um estádio por insistência da nação anfitriã muçulmana conservadora.

Os direitos LGBT ganharam destaque durante esta Copa do Mundo, atraindo alguns protestos, já que a homossexualidade é ilegal no Catar.

O Equador lidera o Grupo A junto com a Holanda, que enfrentará na próxima sexta-feira (25).

Da Reuters
Photo: Reuters/Dylan Martinez/Direitos Reservados