Federação de Lula no AM já lançou seis pré-candidatos à prefeitura de Manaus

Federação de Lula no AM já lançou seis pré-candidatos à prefeitura de Manaus

Reportagem: Ricardo Chaves

Neste final de semana o PCdoB no Amazonas, sigla que integra a Federação “Brasil da Esperança” lançou os nomes do ex-deputado federal Eron Bezerra e da professora aposentada da Ufam, Arminda Mourão como pré-candidatos à Prefeitura de Manaus.

Com isso, sobe para seis o número de pré-candidaturas da federação de Lula no Amazonas. Até o momento, o PT, lançou quatro nomes: Anne Moura, secretária nacional de Mulheres; do professor Luiz Borges, do ex-deputado federal José Ricardo e do vereador Sassá da Construção Civil.

A expectativa de dirigentes das duas siglas é lançar um nome da esquerda para disputar a Prefeitura de Manaus.

De acordo com Eron Bezerra, que também é professor da Ufam, o objetivo da pré-candidatura é fortalecer as discussões sobre geração de emprego, infraestrutura e segurança com base na ciência. (Ouça)

Segundo Eron, seu nome foi apresentado pelo PCdoB para ser uma opção à federação que reúne dirigentes do PT e PV local.

Nas capitais e cidades com população acima de 200 mil habitantes todas as candidaturas majoritárias devem passar pelo crivo nacional da federação que reúne as três legendas.

O político não descarta a possibilidade de abrir mão da pré-candidatura em prol de outra que reúna mais apoio político. (Ouça)

O presidente do PT em Manaus, Valdemir Santana avalia que pré-candidaturas como a de Eron Bezerra e Arminda Mourão fortalecem opções de esquerda para dirigir a capital. (Ouça)

O PV até o momento não lançou pré-candidaturas.

O Brasil possui três federações partidárias que vão durar até 2026.

Além da Federação PT, PCdoB e PV, há a Federação PSDB-Cidadania, e a Federação PSOL-Rede.