Nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru sedia o II Intercâmbio de Divulgação Científica, fruto de projeto aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A iniciativa é organizada pela professora doutora Joristela de Souza Queiroz, da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, localizada no município, e conta com o apoio da Afya, que disponibiliza sua estrutura, contribui na realização de minicursos e na organização acadêmica do evento.
Com o tema “Contribuições Epistemológicas no Contexto Amazônico”, o objetivo do evento é integrar produção científica, conhecimento acadêmico e saberes tradicionais da região. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à produção científica no interior, estimulando a valorização dos conhecimentos locais, das práticas culturais e do potencial intelectual da nossa região”, destaca a coordenadora do evento.

Para a diretora-geral da Afya Manacapuru, professora Karen Ribeiro, fazer parte deste intercâmbio reafirma o compromisso da instituição acadêmica com a educação, o desenvolvimento regional e a promoção da ciência como ferramenta de transformação social. “É uma oportunidade de somar esforços e gerar impacto positivo na comunidade, especialmente na formação de jovens e futuros profissionais da região”, ressalta.
A programação contará com a apresentação de 22 trabalhos científicos, distribuídos em cinco Grupos de Trabalho, além de minicursos, cujos temas incluem inteligência artificial aplicada à pesquisa científica, microscopia e análise hematológica, biojoias, matemática financeira e metodologias ativas na educação.
Um dos destaques do evento será a palestra do pesquisador Agenor Cavalcanti de Vasconcelos Neto, referência na área de etnografia e estudos sobre os conhecimentos tradicionais dos povos amazônicos. A programação ainda dará espaço para a valorização da cultura local, com apresentações do Projeto Etnoeducacional Grupo Amaryne Apurinã e de escolas públicas de Manacapuru.
Comitê científico – Para garantir o rigor acadêmico, o Intercâmbio contará com um Comitê Científico Multidisciplinar, formado por pesquisadores de instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Fiocruz, além de especialistas locais. Ao final, os trabalhos aprovados por essa banca serão publicados nos anais do evento.
“A expectativa é que o evento fortaleça esse intercâmbio de conhecimentos, promova reflexões sobre os desafios amazônicos e incentive a produção científica como instrumento de transformação social e desenvolvimento regional”, ressalta a coordenadora de Pós-graduação, Extensão, Inovação e Internacionalização da Afya Manacapuru, professora Nadielle Castro.
A sede da Afya em Manacapuru conta com estrutura de alto nível, com salas de aula equipadas para aprendizado por meio de metodologias ativas, centro de simulação em saúde, consultórios, laboratórios de anatomia, laboratórios multidisciplinares, de técnicas cirúrgicas e outros, além de oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento do conhecimento e de habilidades práticas.
Da Assessoria