À medida que o corpo envelhece, é natural ocorrer a perda óssea. A partir dos 35 anos, as pessoas perdem aproximadamente 0,5% de massa óssea por ano. Esse percentual aumenta quando as mulheres chegam à menopausa e os homens aos 50 anos. O perigo disso é o aumento das lesões, principalmente em idosos. Uma das formas de prevenção é a prática regular de atividade física.
O coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, diz que o exercício físico feito de forma regular e correta aumenta a força muscular e, consequentemente, beneficia os ossos e as articulações do corpo. “O ideal é que a atividade esteja inserida na rotina desde cedo. Dessa maneira, o corpo vai chegar à terceira idade muito mais forte. Mas, mesmo assim, o importante é começar a adotar hábitos saudáveis, seja em qual idade for”, frisou.
Segundo José Roggero, quem já possui algum tipo de perda óssea, a orientação é conversar com um profissional de educação física para que ele monte um esquema de treino que favoreça o fortalecimento muscular, ósseo e das articulações. Na Fórmula Academia, os profissionais são capacitados para oferecer um atendimento personalizado, conforme a necessidade de cada pessoa. No local, são oferecidos mais de 10 tipos diferentes de aulas.
Algumas modalidades, diz ele, contribuem para a prevenção da perda óssea. É o caso da musculação, que ajuda a tonificar os músculos, melhora a postura e o condicionamento cardiorrespiratório. Outra dica é o pilates, que ajuda a aumentar a massa óssea, a resistência corporal, a flexibilidade e a coordenação motora.
A dança é outra atividade indicada para o fortalecimento dos músculos, melhora da postura e da força óssea. José Roggero indica também a caminhada e a hidroginástica. “O importante é se manter em movimento. De 30 minutos a 1 hora por dia é o que recomenda a Organização Mundial da Saúde”.