Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Esquenta do Carnaboi 2023 reúne foliões bovinos no Largo do Mestre Chico

Com a presença de artistas, grupos de dança e torcidas, a programação do Esquenta do Carnaboi agita o Parque Largo do Mestre Chico, na Praça 14, desde segunda-feira (13).

O Esquenta do Carnaboi teve início na noite de domingo (12), encerrando a programação do Carnaval do Povão, na Praça Mindu Norte, no bairro Novo Aleixo, e continua, agora no Parque Largo do Mestre Chico, até o dia 22 de fevereiro, com uma pausa nesta quinta-feira, sexta e sábado (16, 17 e 18), em virtude dos desfiles das escolas de samba, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.

O Esquenta prepara os foliões para o Carnaboi, que acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro, trazendo a união entre as tradições amazônicas do boi-bumbá de Parintins e heranças carnavalescas presentes em todo Brasil. O Carnaboi é também o pontapé inicial para os ensaios dos bois-bumbás em Manaus, que culminam com a realização do Festival Folclórico de Parintins, em junho.

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, lembra que investir em eventos populares, como o Esquenta do Carnaboi, gera grande retorno social e econômico para dentro das comunidades. Ele também ressalta que brincar de boi no Carnaval se tornou uma tradição em Manaus.

“O Carnaboi une heranças culturais do estado e do restante do país, com a folia do Carnaval e as toadas dos bois gerando uma forte identificação popular.  É importante ressaltar também que o carnaval vai além da alegria da festividade, gera renda a muitas famílias e para as comunidades que recebem os eventos”, afirma o secretário.

Desde segunda-feira, a partir das 20h, o Parque Largo do Mestre Chico recebe atrações de boi-bumbá para embalar o público ao ritmo do “dois pra lá, dois pra cá”.

Nesta terça-feira (14), também a partir das 20h, o palco recebe Show Garanhão, P.A. Chaves, Klinger Jr. e Carlinhos do Boi. Na quarta-feira (15), a programação conta com o “Show do Corre Campo”, “Curumins da Baixa”, Patrick Araújo e Márcia Siqueira.

Não haverá apresentações musicais de quinta-feira (16) a sábado (18), em razão dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo. A programação retorna no domingo (19), com o Grupo Kboclos, Robson Junior, Edmundo Oran e Israel Paulain.

Programação do Esquenta do Carnaboi da próxima semana:

Segunda-feira (20/02)

Grupo A Toada – 20h às 21h

Canto da Mata – 21h às 22h

David Assayag – 22h às 23h

Prince do Caprichoso – 23h às 00h

Terça-feira (21/02)

Márcia Novo – 20h às 21h

Márcio do Boi – 21h às 22h

Carlos Batata – 22h às 23h

Jr. Paulain – 23h às 00h

Quarta-feira (22/02) – Encerramento

O encerramento do evento acontece com todos os artistas, grupos de danças e as torcidas.