A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou a revitalização da escada de acesso à balsa amarela da Manaus Moderna, no Centro. A obra tem a finalidade de promover o acesso seguro de passageiros às áreas de embarque e desembarque dos barcos ancorados na balsa amarela, uma das que possui maior fluxo de pessoas diariamente.
O projeto da nova estrutura metálica em execução, com 16 metros quadrados, conta com um aparato delicado, que envolve serralheiros, soldadores e pedreiros. Uma equipe de 12 servidores da Seminf trabalham na obra, como determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras Renato Júnior.
De acordo com o engenheiro Rômulo Almeida, fiscal da obra, a antiga escada estava bastante comprometida, com vários pontos de ferrugem, apresentando risco aos usuários.
“O perigo era iminente e real. Atuamos de maneira emergencial, dada a importância deste equipamento que é fundamental a centenas de pessoas que precisam embarcar e desembarcar diariamente. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Júnior, é garantir o direito de ir e vir em segurança da população”, afirmou o engenheiro.
A estrutura da escada é toda em chapa galvanizada, resistente à água, com corrimão, que garantirá ainda mais segurança aos usuários.
O navegador Jair Farias, 56 anos, atraca sua embarcação na balsa amarela e estava muito preocupado com as péssimas condições da antiga estrutura.
“Meus passageiros começaram a reclamar e passei a observar as condições da antiga ponte, confesso que temia que uma tragédia pudesse acontecer por aqui, até ser surpreendido por esse excelente trabalho que a prefeitura está realizando. Agradeço ao prefeito de Manaus por olhar para nós”.
A obra deve ser concluída e entregue à população em 15 dias.