Equipe de Pesca do RS leva o 2º Torneio de Pesca Esportiva de São Sebastião do Uatumã

Em busca do gigante tucunaré-açu, que pode chegar a um metro de comprimento, os amantes da pesca esportiva se reuniram no último fim de semana no 2º Torneio de Pesca Esportiva. O evento fez parte da programação da XX Festa do Tucunaré, realizada no município de São Sebastião do Uatumã-AM (distante 260 km de Manaus), para tentar fisgar o maior peixe do dia e levar para casa um carro 0km como prêmio.

No total, 87 equipes se inscreveram e partiram às 6h do porto do bairro São Francisco para capturar e registrar o maior tucunaré. A equipe Cordeiro e Suzin da cidade de Antônio Prado (RS) conseguiu um peixe medindo 71 centímetros, superou o tamanho do ano anterior e faturou o prêmio. O maior tucunaré-açu já registrado oficialmente pesava 13 quilos, media 94 centímetros, foi fisgado em 2010, em Santa Izabel do Rio Negro-AM e teve certificação da Associação Internacional de Pesca Esportiva (IGFA), com sede nos Estados Unidos.

Na cerimônia de premiação, o prefeito do Uatumã, Jander Barreto, agradeceu ao Governo do Estado do Amazonas pelo investimento para a realização do evento tradicional do município, mas que ficou sete anos sem acontecer em gestões anteriores e parabenizou a equipe vencedora do torneio.

A gestão municipal acredita no potencial do turismo local, tanto que São Sebastião do Uatumã atualmente está no Mapa Nacional do Turismo e o evento foi uma das formas que o prefeito e seu secretariado encontraram para gerar emprego e movimentar a economia local. 

“Nosso município tem um potencial turístico gigantesco e nós acreditamos que essa é uma das formas para gerar emprego e movimentar a economia. Por isso, também agradeço a cada vendedor de pequeno, médio e o grande empreendedor, seja a senhora do dindin, o mototaxista, tricicleiro, as bancas de churrasco e de refeições típicas ou até mesmo aquele que resolveu gerar uma renda extra. Esse é o nosso objetivo, fomentar a economia para que todos tenham a oportunidade de levar comida à mesa de suas famílias”, ressaltou. 

A prefeitura disponibilizou, além dos hotéis da cidade, casas dos moradores, previamente cadastrados, para hospedagem durante os dias do evento. Também foram contratados seguranças locais para fiscalizar e manter a organização da festa.

Atrações

O anúncio do vencedor da pesca esportiva é um dos momentos mais esperados do evento, mas a escolha da Garota Tucunaré também movimenta a cidade e divide a plateia nas praias uatumãenses. Em 2022, a jovem, Larissa Cruz de Oliveira, 24, foi eleita, e como prêmio, além do valor R$ 3 mil, ela terá um ano de contrato de trabalho pela Prefeitura Municipal de São Sebastião do Uatumã. Bandas locais, além do cantor de toadas, Sebastião Júnior e a Banda Rabo de Vaca, deram um show à parte no palco da festa. 

Diversas modalidades esportivas foram disputadas, como vôlei de praia, futevôlei, beach soccer e natação, masculino e feminino. Ao final do evento, todos foram premiados.

Eventos uatumãenses

Além do Torneio de Pesca Esportiva, Festa do Tucunaré e a Festa do Padroeiro, recentemente entrou no calendário de eventos municipais, a Feira Agropecuária, a ExpoUatumã, que é uma competição de corridas de cavalo realizada no mês de agosto, com o objetivo de fomentar o setor primário e o setor pecuarista. Em 2022, a gestão municipal investiu e o Uatumã tem a pista de corrida de 300 metros, considerada a mais bonita do Norte e Nordeste, motivo de orgulho para o povo uatumãense.