Pelo segundo ano seguido, o Estado do Amazonas tem o maior número de faltosos no primeiro dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no formato impresso.
De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 79 mil e 66 inscritos no Estado para a prova que aconteceu nesse domingo (13), apenas 44 mil 932 compareceram, ou seja, apenas 56,8% dos aptos.
Em 2021, o Amazonas teve no primeiro dia de aplicação no formato impresso 31 mil 496 pessoas ausentes das 77 mil 578 inscritas, sendo o maior o número de faltosos em todo o país.
Além do Amazonas, Roraima, Rondônia e Goiás tiveram o menor porcentual de pessoas presentes no Enem 2022, com 64,2%, 66,9% e 68% respectivamente.
Os estados que tiveram o maior número presentes foram: Sergipe com 76,2%, Piauí com 74,9% e Rio Grande do Norte com 74,6%.
Os participantes realizaram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
O exame continuará no próximo domingo, 20 de novembro, quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.