Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Em 2022, Amazonas impulsiona o turismo com capacitação e obras

Obras de infraestrutura turística, ordenamento, ampliação da malha aérea e capacitação de profissionais do turismo estão entre os principais investimentos no setor do turismo, realizados pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em 2022. Os recursos aplicados, de 2019 a 2022, somaram R$ 124,5 milhões, sendo R$ 53,5 milhões somente neste ano, gerando impactos positivos para o segmento na capital e no interior do Estado.

“O Amazonas tem um potencial para o turismo gigantesco, é uma das novas matrizes econômicas que nós apostamos. E no nosso governo, nós fizemos investimentos importantes, tanto na área de infraestrutura quanto na área da capacitação. Também atuamos forte para o ordenamento. Por isso, os números são positivos”, disse o governador Wilson Lima.

Os investimentos no setor tiveram reflexo no aumento da movimentação de turistas no Amazonas, chegando ao registro de 2 milhões de passageiros. O expressivo número de movimentação ocasionou um crescimento de 25,39% de movimentação, doméstica e internacional, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em 2022.

Faz parte das ações, a maior valorização profissional da história. Por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (Aadesam), 21 turismólogos foram contratados para atuarem em 18 municípios do interior e na capital do Amazonas.

O ordenamento foi um dos eixos fortalecidos pela Amazonastur, levando visita técnica para o interior do estado e realizando trabalhos de sensibilização para formalização dos serviços turísticos, por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Devido às ações, 26 municípios do Amazonas passaram a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro e 1.857 prestadores de serviços estiveram com seu Cadastur regular, representando um aumento de 41,40% em comparação a 2021.

As ações de ordenamento também incluem as comunidades indígenas. Para promover o etnoturismo, a Amazonastur iniciou em 2022 o plano de ordenamento turístico das comunidades indígenas Tatuyo, Cipiá, Tuyuka e Diakuru, incluindo ações inéditas como a entrega da identidade visual das comunidades.

Continuando o trabalho no interior, a Amazonastur, em parceria com Universidade Estadual do Amazonas (UEA), entregou o Plano Municipal de Turismo para Rio Preto da Eva, Novo Airão e Boa Vista do Ramos.

Para aumentar oportunidades de trabalho e qualificação no setor, a Amazonastur promoveu a capacitação de 850 profissionais pelo workshop Bem-Receber e formação de 1.500 profissionais, por meio do Termo de Cooperação Amazonastur e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

E para estimular e potencializar negócios entre o trade turístico, o Turismo em Movimento esteve presente em oito municípios no interior do Estado.

Malha aérea

A ampliação da malha aérea inclui a conexão direta com destinos internacionais e nove frequências semanais para os destinos de Panamá, Miami e Fort Lauderdale. Regionalmente, Barcelos, Apuí, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Manicoré e Borba passaram a contar com voos comerciais que fazem ligação com a cidade de Manaus. Os novos voos são frutos do acordo firmado entre Governo do Amazonas e a empresa Azul, no biênio 2021/2022, para manutenção de voos e criação de novas rotas.

Obras e Infraestrutura

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Os complexos de infraestrutura turística também são frutos dos investimentos. O Aeroporto de Barcelos e a 1ª Etapa da Serra da Valéria, em Parintins, que recebem anualmente pescadores e cruzeiristas, respectivamente, foram entregues. E as obras do Museu dos Bois e Terminal Fluvial das Comunidades Indígenas estão com projetos finalizados.

Feiras

Para posicionar o Amazonas nas principais feiras de viagens e turismo, a Amazonastur esteve presente com estandes em sete feiras nacionais e internacionais, com média de 300 pessoas por dia no estande para conferir os atrativos, experimentar a culinária e conhecer a cultura do destino mais verde do Brasil. E para promover os destinos no interior, a Amazonastur promoveu a segunda edição do Festival Amazonas de Turismo, que fortaleceu o trade turístico local.

Estatística

Coleta de dados, por meio de pesquisa diária no aeroporto Eduardo Gomes e com o trade turístico, para nortear políticas públicas voltadas ao turismo foram realizadas pela Amazonastur.

O Departamento de Estatística da Amazonastur realiza uma série de pesquisas para avaliar o perfil de turistas e levantamento de informações acerca do cenário no estado. Dentre as pesquisas estão: sondagem – Pesquisa Ambiente de Negócios; Pesquisa Diária no Aeroporto de Manaus; Ambiente de Negócios do Turismo para Recuperação Pós COVID-19; Movimentação e Caracterização dos Turistas (anual); Levantamentos sobre Pesca Esportiva na Calha do Rio Negro; Pesquisa Socioeconômica em festivais folclóricos e festas tradicionais dos municípios; Percepção da população em eventos festivos.

Da Assessoria
Fotos: Janailton Falcão/Amazonastur