ELAS TÊM O PODER: “O tratamento precoce do câncer salva uma vida”, afirma Mônica Bandeira do FCecon

Por Tawanne Costa

Apesar de prevenível, o câncer do colo do útero é a doença que mais mata mulheres no Amazonas. Conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), são 23 mortes, em média, a cada mês. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para 2025, são previstos 610 novos casos no Amazonas.

Estudos demonstram que a doença é 100% evitável quando trabalhados os três níveis de prevenção. Na prevenção primária, existe a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que está à disposição na rede de Atenção Básica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); na secundária, através do exame preventivo, que detecta inflamações pré-malignas; e terciária, o tratamento dessas inflamações através da conização.

A médica Mônica Bandeira, gerente de oncologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, tem sido uma defensora incansável da causa. Ela destaca que a prevenção deve acontecer desde a juventude.

“Somos pioneiros na vacina do HPV. Nós estamos diante de uma doença que pode ser evitada e nós temos a vacina gratuita para isso. Fica meu alerta aos pais, meninas e meninos dos 9 aos 14 anos de idade, essa vacina é segura, eficaz e está nos postos de saúde”, declarou.

O Amazonas conta com o recém-inaugurado Cepcolu que está integrado a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), que recebia a demanda relacionada ao câncer de colo uterino e que, a partir de agora, terá o serviço descentralizado e ampliado, concentrando em um único espaço a oferta de cirurgias e acompanhamento especializado para mulheres.

O Cepcolu é pioneiro no Brasil por disponibilizar de forma integralizada e específica a cirurgia de conização, procedimento que retira lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer e o risco de óbito.

“Quando existe uma detecção de uma inflamação no útero, você será encaminhada ao Cepcolu e será feita uma pequena cirurgia de conização, em que é retirada uma parte do útero para avaliação. Não precisa ser internada e tratamos tudo aquilo que vem antes do câncer. Você mulher que já tem uma vida sexual ativa, procure um médico, a detecção e o tratamento precoce do câncer de colo de útero salva uma vida”, afirma.

As internações de curta permanência, funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h. A estrutura conta com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para cursos e treinamentos. A capacidade plena da unidade é de realizar 3 mil conizações/ano. Até então eram realizadas 500 conizações por ano, na FCecon.

Confira a entrevista completa

Elas Têm o Poder 2025

A campanha “Elas Têm o Poder 2025” promove em março, mês da mulher, entrevistas, debates, lives e podcasts especiais para valorizar as conquistas e falar sobre os desafios da mulher na sociedade.

PARCEIROS

A Campanha “Elas Têm o Poder 2025” é uma realização das rádios Difusora e BandNews Difusora com o apoio das empresas Atem e Eneva.