ELAS TÊM O PODER | Mulheres têm prioridade em títulos de terras entregues no AM, afirma Secretária Renata Queiroz

Por Dhyene Brissow

A secretária de Estado das Cidades e Territórios (Sect), Renata Queiroz, afirmou que a maioria dos títulos de terra entregues pelo governo do Amazonas são registrados em nome de mulheres como uma forme de proteger os direitos da população feminina. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Giro de Notícias, da Rádio Difusora, com os apresentadores Alex Ferreira, Tereza Pinheiro e Geraldo Campelo. A participação integra as ações da campanha “Elas Têm o Poder”, de valorização da mulher.

“A maior quantidade de títulos definitivos são gerados em nome da mulher. Isso está previsto em lei, tanto na REURB  (Regularização Fundiária Urbana) quanto na nossa lei estadual 3.804, que prioriza o registro em nome da mulher, justamente para fortalecer o elo mais frágil da estrutura familiar em muitos casos”, afirmou.

Segundo a secretária, grande parte das beneficiadas são mães solo e chefes de família. “Quando a gente vai fazer as entregas, quem encontramos são mulheres, donas de seus lares. É uma forma também de garantir proteção. Muitas mulheres deixam de denunciar violência porque não têm para onde ir.”

Renata também destacou que cerca de 70% da equipe técnica da secretaria é composta por mulheres, mesmo atuando em uma área historicamente dominada por homens, como a regularização fundiária. “Temos um setor com assistentes sociais que fazem visitas de casa em casa. É um corpo a corpo importante com a população”, disse.

Mãe de duas crianças, Renata reforçou a pressão enfrentada por mulheres que trabalham fora de casa. “Temos que provar o tempo inteiro que somos capazes. Se é jovem, dizem que não tem experiência. Se já tem idade, dizem que está ultrapassada”, disse.

Ela também falou sobre os desafios pessoais e profissionais ao longo da carreira. “Comecei a trabalhar com 16 anos, fui instrutora de trânsito aos 21. Passei pelo Detran, Seduc, Assembleia e Câmara. Conciliei trabalho e estudos com muita dificuldade”, contou.

A campanha “Elas Têm o Poder” segue ao longo do mês com entrevistas e conteúdos especiais destacando o protagonismo feminino no Amazonas.

Confira a entrevista completa:
https://youtu.be/hDO67ekbAwE

Elas Têm o Poder 2025

A campanha “Elas Têm o Poder 2025” promove em março, mês da mulher, entrevistas, debates, lives e podcasts especiais para valorizar as conquistas e falar sobre os desafios da mulher na sociedade.

PARCEIROS

A Campanha “Elas Têm o Poder 2025” é uma realização das rádios Difusora e BandNews Difusora com o apoio das empresas Atem e Eneva.