Por Dhyene Brissow
“Tem mãe que espera três anos por um laudo no SUS. Três anos pra começar um tratamento que a criança precisa com urgência.” A fala forte e direta da presidente do Instituto Lima, Heverjane Lima, durante entrevista ao programa BandNews Amazônia – 2ª edição, escancarou a realidade enfrentada por famílias atípicas na capital amazonense.
Segundo ela, a jornada de mães de crianças com autismo e TDAH começa, muitas vezes, com a dúvida e o medo – e acaba travada pela burocracia do sistema público de saúde. “Além de não saber por onde começar, elas não conseguem começar, porque dependem do SUS. É muito difícil”, desabafou.
Criado justamente para acolher essas famílias, o Instituto Lima funciona hoje em um prédio alugado no bairro Monte Sinai, Zona Norte de Manaus, onde atende diariamente crianças, adolescentes e adultos com transtornos do neurodesenvolvimento. Mas a manutenção da estrutura depende exclusivamente de doações e do esforço de quem acredita na causa. “A gente tem que pagar aluguel, luz, água. Para a casa andar, precisa de recurso. A gente pede ajuda mesmo. Que o poder público venha, conheça nosso trabalho, veja o impacto que ele tem”, afirmou.
O Instituto atua com uma equipe multiprofissional especializada no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Distúrbios de Aprendizagem e Linguagem (DAL), a partir dos dois anos de idade. “Hoje temos todas as faixas etárias. Muita gente só agora começa a perceber os sinais e buscar ajuda”, destacou.
Outro ponto destacado foi o protagonismo das mulheres. “A maioria das pessoas que estão à frente são mães. São elas que levam os filhos para as terapias, que buscam ajuda, que lutam todos os dias. A maioria está na linha de frente mesmo.”
O Instituto Lima segue com as portas abertas e reforça o pedido por parcerias e investimentos para seguir transformando vidas.
Confira a entrevista completa:
https://youtu.be/2JTkkZJqitc?si=6ze00GEME_nYEK6u
Elas Têm o Poder 2025
A campanha “Elas Têm o Poder” promove em março, mês da mulher, entrevistas, debates, lives e podcasts especiais para valorizar as conquistas e falar sobre os desafios da mulher na sociedade.
PARCEIROS
A Campanha “Elas Têm o Poder” é uma realização das rádios Difusora e BandNews Difusora com o apoio das empresas Atem e Eneva.