Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Dirigentes lojistas do AM se manifestam contra aumentos de impostos no Estado

Dirigentes lojistas do AM se manifestam contra aumentos de impostos no Estado

Em uma carta de Manifestação Pública, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) se posicionaram contra as propostas do aumento da tributação de ICMS, ITCM e IPVA enviadas pelo Governo do Amazonas no dia 07 de dezembro para a Assembleia Legislativa (Aleam).

As duas entidades acreditam que o aumento não é a solução para ajudar o Estado a atender as demandas de 2023 e afirmam a medida pode afetar o comércio.

Para os lojistas o aumento do ICMS, por exemplo, atinge quase todas as mercadorias que também sofrerão aumento fazendo com que os consumidores comprem menos.

Eles avaliam que em logo prazo o aumento de tributos vai gerar inflação, pois o aumento do ICMS sobre combustível, da energia elétrica e do transporte também afeta o valor de mercadorias e serviços.

As propostas, encaminhadas na semana passada à Assembleia Legislativa, preveem entre outras coisas o aumento de 18% para 20% a alíquota de ICMS para serviços considerados essenciais no estado, como a energia elétrica, gasolina e os serviços de comunicação.

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) também tem previsão de aumento.

Da redação