Siga-nos as redes sociais

Deputado Saullo Vianna reforça necessidade de avanços nas políticas públicas voltadas aos PCDs

Em entrevista ao programa Giro de Notícias, na Rádio Difusora do Amazonas 96.9 FM, o deputado federal Saullo Vianna (União) afirmou que o poder público tem um grande débito com a população de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down e outras deficiências (PCDs). Segundo Vianna, a necessidade de políticas públicas eficazes é urgente para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias, principalmente no interior do Estado.

Saullo Vianna ressaltou a realidade dura enfrentada por famílias que residem em áreas distantes de Manaus. “Imagine um pai e uma mãe responsáveis por um filho com deficiência, vivendo no interior, sem a oportunidade de proporcionar terapias e tratamentos que melhoram a vida dessas crianças”, explicou o deputado, destacando a desigualdade no acesso aos serviços de saúde e educação para essas famílias.

Para o parlamentar “o poder público tem um débito muito grande com essa parcela da nossa população” e por isso acredita que há necessidade de mais investimentos em políticas públicas assertivas para mudar o cenário atual no Brasil. “Com políticas públicas assertivas, podemos beneficiar essa população e trabalhar para chegar ao nível de outros países que já oferecem uma condição de igualdade para essas pessoas. Meu objetivo é que isso ocorra o quanto antes no Brasil”, concluiu.

A Lei da Gratuidade de IPVA para PCDs

Um avanço significativo, segundo Saullo Vianna, foi a aprovação da Lei que garante isenção de IPVA aos responsáveis por pessoas com deficiência (física, visual, mental severa ou profunda), síndrome de down ou autista. “Foi uma honra conseguir tornar essa lei uma realidade no estado do Amazonas. Essa contribuição ajuda muito e dá suporte para diminuir o débito que o poder público tem com essas pessoas”, afirmou.

O condutor pode solicitar a isenção por meio do link http://www.sefaz.am.gov.br/portfolio-servicos/detalhes/1082?profile=pessoa-fisica, ou de forma presencial, no prédio anexo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul.

ARRAIAL DA INCLUSÃO

A entrevista é parte do calendário de ações do Projeto “Arraiá da Difusora de Conscientização sobre a Síndrome De Down”. A festança acontecerá nos dias 12,13 e 14 de julho no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus e conta com a parceria de diversas organizações, empresas e poder público (veja a lista completa no final na matéria).

O evento será das 17h à meia noite e terá na sua programação atrações musicais, danças folclóricas, área kids, comidas típicas e brincadeiras juninas para todas as idades. Entre as atrações confirmadas estão George Japa, Uendel Pinheiro e banda Rabo de Vaca.

PARCEIROS:

O 1° Arraial da Difusora de Conscientização sobre a Síndrome De Down é uma realização da Rede Difusora de Rádio (RDR) com o apoio de: Comac Pisos e Revestimentos; Gráfica Copy Quality, Live Academia; Postos ATEM; Real Equipamentos ; Paulo Net Telecomunicações; Fabril Industria; Medic Norte – Produtos para Saúde; JAM Logística; Deputado Federal Saullo Vianna; Estrutura Asfaltos; Bosquinho Poeta; Splash Pizza; Padaria Santo Pão; José de Freitas Fisioterapia; Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas.

Assista a entrevista completa: