A Defesa Civil Nacional reconhece as situações de emergência de SEIS cidades da região norte afetadas por desastres, entre eles inundações, deslizamentos e outras ocorrências causadas por chuvas intensas.
No Amazonas, o município de Apuí integra a lista publicada nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial da União.
O município está há quase três semanas isolado devido a inundação de 20 quilômetros da BR-230, a Transamazônica. A estrada é a principal rota de transporte de pessoas e produtos até a cidade. No momento, pelo menos 21 mil pessoas sofrem com desabastecimento de produtos e combustíveis. O DNIT está em processo de contratação de balsas que vão levar mantimentos até o município.
Também tiveram a situação de emergência reconhecida as cidades de Anapu, Novo Repartimento, São João do Araguaia, Trairão e Xinguara, todas localizadas no Pará e que tiveram registros de alagamentos e deslizamentos decorrentes de chuvas intensas na região. Atualmente, o estado do Pará já contabiliza 60 reconhecimentos de situação de emergência, sendo 25 deles por chuvas intensas no Estado.
Por Dhyene Brissow