A cada um minuto, duas pessoas são estupradas no Brasil. Esse dado crítico, levantado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), aponta que as mulheres são a maioria das vítimas desse tipo de violência. Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, o deputado estadual Delegado Péricles (PL) chamou atenção para o dado alarmante.
Durante sessão plenária desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar informou que, conforme o levantamento do IPEA publicado semana passada, o número estimado de casos de estupro no país por ano é de 822 mil.
Da tribuna, o deputado destacou que, segundo o estudo, a maior quantidade dos casos ocorre entre jovens, com o pico de idade aos 13 anos, e que dos 822 mil casos, apenas 8,5% são registrados pela polícia e 4,2% são identificados pelo sistema de saúde.
“O que nos causa muita preocupação é que muitos de casos não chegam às autoridades. É realmente assustador. Aqui nós temos que unir forças para buscar orientar e conscientizar as pessoas da necessidade de se registrar a ocorrência aqui no estado do Amazonas. Inclusive, aqui em Manaus nós temos hoje três Delegacias da Mulher, e todas tem condições de receber os casos”, pontuou.
Na ocasião, o deputado ressaltou os canais para a realização de denúncias de violência contra a mulher. “Aproveito a oportunidade para deixar os números que podem ser realizadas às denúncias. O 180 é da Central de Atendimento à Mulher, o 181 é da Secretária de Segurança Pública do Amazonas, e o 190 da Polícia Militar”, reforçou.