Com objetivo de ampliar a cobertura vacinal das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 em todas as unidades prisionais de Manaus. A ação de imunização foi coordenada pelo Departamento de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas, em parceria com as equipes de saúde das empresas terceirizadas que atuam nos espaços carcerários.
A vacinação aconteceu nas seguintes unidades: Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Centro de Detenção Feminino (CDF), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), e também nos Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPMs 1 e 2), sendo necessários três dias de campanha para que os internos pudessem receber as doses de vacinas de acordo com o seu esquema vacinal.
Para realizar a aplicação das vacinas, os profissionais de saúde receberam treinamento de capacitação nas penitenciárias.
O secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar Gomes, ressaltou que essa iniciativa veio contemplar todo o cuidado que o governador do Amazonas, Wilson Lima, e a secretaria têm com os internos, visando à promoção e proteção da saúde dentro do ambiente carcerário.
“Realizamos todos os esforços necessários para que pudéssemos ampliar a cobertura vacinal dentro das unidades, e com isso a população carcerária fica protegida e com a sua imunização individual em dia”, disse.
A chefe do Departamento de Saúde da Seap, Carolina da Motta, destacou a importância desta ação nas unidades. “A vacinação é a forma mais eficaz de evitar possíveis contaminações pela Covid-19. E agora a população se encontra imunizada, diminuindo os índices de novos casos e contágio pela doença”, relatou.
Quantitativo
No total, 100% das PPLs das unidades prisionais de Manaus já receberam a primeira dose da vacina, 90% receberam a segunda dose, e 40% já tiveram aplicação da dose de reforço contra a doença.
Medidas de prevenção
Desde o começo da pandemia, a Seap tem adotado os protocolos de prevenção recomendados pelos órgãos de saúde para combater o coronavírus, visando contribuir para a baixa incidência de casos no sistema prisional do Estado.
As medidas incluem a disponibilização e obrigatoriedade do uso de máscara pelos funcionários e apenados; instalação de dispensers de álcool em toda a extensão dos ambientes; afastamento dos funcionários pertencentes ao grupo de risco; e distribuição de kits de higiene e limpeza aos internos.
Municípios
Os apenados das unidades prisionais do interior do estado serão contemplados com a campanha de vacinação da Seap. As ações acompanharão o calendário programático do departamento de saúde da secretaria.