Consumo durante a Páscoa deve aumentar em 2024, aponta Associação

Por Eros de Sousa

O consumo na Páscoa deste ano deve superar o do ano passado, é o que indica estudo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

A Associação estima que consumo neste período deve crescer de 13% a 15%. Essa estimativa foi feita com base nos recursos que serão injetados até a data.

Incluindo o pagamento do Bolsa Família e de outras verbas, como a antecipação do pagamento de R$ 31 bi de reais dos precatórios do INSS.

Esses dados deixam os comerciantes mais otimistas, 34% dos supermercadistas projetam maior consumo na véspera da data (sábado) e outros 48% na semana que antecede, com a chegada do Domingo de Ramos (24).

Aqui em Manaus já há supermercados abastecidos e preparados para a chegada da páscoa. Elisama Brito é proprietária de uma rede de supermercados na capital amazonense. Ela conta que os ovos de páscoa têm uma atenção especial dos consumidores. (Ouça)

Mas não é somente os ovos de chocolate que são importantes neste período, Elisama Brito diz que também já está atenta a estas outras demandas, que não irão faltar na mesa do consumidor. (Ouça)

O levantamento realizado pela ABRAS aponta que os peixes frescos ou congelados devem estar presentes no almoço de 26% das famílias, seguidos de bacalhau (13%).

Para o período da Quaresma, o consumo de ovos deve aumentar 16%.