Consumo de gás natural no AM cresce no primeiro semestre de 2025

O consumo de gás natural no Amazonas cresceu 1,24% no primeiro semestre de 2025, segundo a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

A média diária distribuída no estado foi de 5,450 milhões de metros cúbicos, superando os 5,383 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

O setor termelétrico segue como principal consumidor, com 4,577 milhões de metros cúbicos por dia, utilizado na geração de energia em municípios como Anamã, Anori, Coari e Manaus.

A indústria também apresentou aumento no uso do combustível, com média de 196,2 mil metros cúbicos por dia — alta de 5,84% em relação ao primeiro semestre de 2024.

O segmento reúne 80 unidades consumidoras do Polo Industrial de Manaus, com destaque para os setores de duas rodas, químico e metalúrgico.

O maior crescimento proporcional foi registrado no consumo residencial, que subiu 25%, atingindo uma média diária de 5,1 mil metros cúbicos.

O segmento comercial, que inclui restaurantes, hospitais, academias e supermercados, também avançou 15,4%, com consumo médio de 7,3 mil metros cúbicos por dia.