O consumo de gás natural tem crescido significativamente nos setores industrial e comercial do Amazonas.
De janeiro a abril, a demanda geral por gás natural atingiu a média de 5,4 milhões de metros cúbicos por dia. Nas usinas termelétricas, o consumo do combustível alcançou média de 4,5 milhões de metros cúbicos por dia.
Em 2025, a demanda da indústria por gás natural aumentou 9,4%, enquanto no segmento comercial o salto foi de 19% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados foram divulgados nessa quarta-feira, 04, pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).
A companhia é responsável pela distribuição e comercialização do gás natural e atende atualmente 80 indústrias, abrangendo setores de duas rodas, papel e papelão, químico, eletroeletrônico, termoplástico e metalúrgico.
Já no segmento comercial, são 297 usuários, abrangendo atividades como supermercados, restaurantes, lavanderias, academias, hospitais, pizzarias e panificadoras.
Ainda de acordo com a Cigás, o aumento da demanda por gás natural é impulsionado pelas vantagens, principalmente, a economia proporcionada aos usuários.
Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) levantados no Amazonas, no mês de maio, apontam que o gás natural fornecido pela Cigás pode gerar economia de até 54% para a indústria e até 48% para o segmento comercial.
Atualmente, a Companhia fornece o GN para alimentação de usinas termelétricas (UTE’s) instaladas nos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás e Manaus.