As eleições deste ano começam a tomar corpo com o anúncio de candidaturas que concorrerão ao pleito. O final de semana foi marcado pelas convenções partidárias realizadas em Manaus.
No sábado (30), a federação Cidadania/PSDB confirmou o ex-governador Amazonino Mendes como candidato ao governo do Amazonas.
O nome de Amazonino foi oficializado durante convenção realizada na quadra da Escola de Samba Sem Compromisso, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus, juntamente com o candidato a vice governador, Humberto Michiles, do PSDB.
O PSDB também confirmou o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, como candidato ao Senado; e nomes como José Melo e Wilker Barreto para deputado estadual; e Amom Mandel como pré-candidato a deputado federal.
Sentado, Amazonino Mendes fez críticas ao governo atual e apresentou propostas para o mandato, entre elas, a construção de dois hospitais nas zonas leste e norte da cidade e o aumento do Auxílio Estadual permanente, hoje no valor de 150 reais mensais.
Também no sábado, o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou o apoio à candidatura do senador Eduardo Braga, do MDB, para o governo do Amazonas, em convenção realizada no Sindicato dos Metalúrgicos, na Zona sul de Manaus. O nome do vice não foi divulgado.
O evento contou com a presença de Braga e também de Omar Aziz, do PSD, que foi confirmado como candidato apoiado pelo PT para o Senado.
No domingo (31), a Federação Fé Brasil do Amazonas, que faz parte da Federação Brasil da Esperança, formada por PCdoB, PT e PV, apresentou 34 nomes que concorrerão a cargos legislativos em nível estadual e federal.
Em discurso, Eduardo Braga lembrou das ações dele a frente do Governo do estado e destacou a parceria com o ex-presidente Lula.
No domingo, o deputado estadual Ricardo Nicolau oficializou a candidatura ao governo do Amazonas, durante convenção partidária do Solidariedade, que aconteceu na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Alvorada, na zona Centro-Oeste de Manaus.
Em todo o evento, não houve anúncio de vice-governador.
Ricardo Nicolau disputará as eleições de outubro pela Coligação ‘Nós, O Povo’, com apoio do Partido da Mobilização Nacional (PMN).
Ao todo, 34 nomes foram confirmados para Deputados Federal e Estadual.
Um dos nomes para à Assembleia Legislativa do Amazonas é do atual deputado federal, Bosco Saraiva, que também preside no estado o partido Solidariedade.
Nicolau falou sobre propostas em todos os setores e destacou que fará um governo de proteção da Zona Franca de Manaus. Ele, ainda, criticou a política de governos anteriores, o que classificou de velhas práticas.
Também no domingo, o PSOL confirmou o nome de Marcelo Amil como candidato ao Governo do Amazonas, após um racha interno partido, que também tinha Hebert Amazonas e Israel Tuyuka como pré-candidatos.
A convenção do PSOL aconteceu na sede do Sul América, no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus.
O PSol federou com a Rede Sustentabilidade. Na Federação, são nove candidatos a deputados federais e 25 postulantes para o cargo de deputado estadual.
A convenção do MDB, sigla do senador e pré-candidato Eduardo Braga acontece no dia 5 de agosto.
O PDT, partido da pré-candidata ao governo Carol Braz, deve realizar convenção no dia primeiro de agosto.
O Podemos marcou a convenção do partido para o dia 5 de agosto. No evento, o nome de Henrique Oliveira deve ser oficializado como candidato ao governo do estado.
O Avante e o União Brasil farão um convenção conjunta no dia 4 de agosto, em que serão oficializados os nomes que concorrerão nas eleições deste ano. No evento também deve ser divulgado o nome do indicado para vice de Wilson Lima.