Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Confira os parlamentares do AM que concorrem ao Prêmio Congresso em Foco 2023

Nove dos 11 congressistas do Amazonas estão na lista final do Prêmio Congresso em Foco 2023. Os vencedores serão conhecidos na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro.

O Amazonas tem como finalistas no Senado Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB).

Entre os deputados, estão na lista final Adail Filho (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Átila Lins (PSD), Fausto Santos Jr. (União Brasil), Saullo Vianna (União Brasil) e Sidney Leite (PSD).

Podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante este ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais no Judiciário.

Além disso, estão aptos congressistas que “não tenham feito apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”.

Segundo o Congresso em Foco, a relação foi elaborada após levantamento realizado em todos os tribunais do país.

Neste ano, ao votar nos “Melhores da Câmara” e nos “Melhores do Senado”, o público também estará escolhendo os parlamentares que serão distinguidos regionalmente. Serão premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

Um grupo de legisladores também concorre a duas categorias especiais: a Defesa da Educação e Clima e Sustentabilidade.

Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.