Siga-nos as redes sociais

Comitê de Diversidade e Inclusão faz palestra sobre marco temporal e a representação indígena na publicidade

No evento, que acontece nesta sexta (23), o professor de Sociologia Jonas Carvalho, do povo Kaixana, fará palestra sobre o ‘letramento indígena’ do mercado publicitário

Reforçando seu compromisso com a diversidade, a Varanda Multiagência lança, nesta sexta-feira (23), o Comitê de Diversidade e Inclusão, o SACI – sigla para Somos Ação e Conexão Inclusiva, uma iniciativa que visa promover debates e trocas construtivas, com a missão de colaborar para um mercado publicitário mais representativo, diverso e inclusivo.

“O letramento do público interno e externo do mercado publicitário sobre temas como diversidade e inclusão está entre os principais objetivos do Comitê. O papel do SACI é esse, de trazer pautas essenciais para serem discutidas, auxiliando e promovendo ações como a palestra com o professor Jonas Carvalho, que trará reflexões importantíssimas não só para o mercado, mas para a construção de uma sociedade mais diversa e inclusiva, de fato”, explicou um dos membros do Comitê, o Head de Publicidade da Varanda, Luan Rangel.

Durante o lançamento, que acontece a partir das 8h30 na sede da Varanda, na avenida Jacira Reis, 1355, bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste, o professor de Sociologia Jonas Carvalho ministrará uma palestra sobre o “Marco temporal e a representação indígena na publicidade”, tema escolhido em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no mês de agosto.

Indígena do povo Kaixana, Jonas Carvalho é um ativista em defesa dos direitos indígenas, mestrando em Antropologia Social e já atuou no setor de Educação Escolar Indígena na Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM). Além da importância do letramento indígena do mercado publicitário, a palestra deve abordar o impacto do marco temporal sobre os territórios e práticas culturais e, consequentemente, sobre a representatividade dos povos originários nos mais diversos espaços, entre eles a publicidade.

“Em uma agência de publicidade, a diversidade contribui para a criatividade e para o resultado do trabalho como um todo. E a publicidade é uma porta de comunicação para o mundo, ela está na vida de todos. Por isso, refletir sobre como fazemos essa publicidade é muito importante, até para não reproduzirmos estereótipos, e iniciativas como esta palestra que o Comitê está realizando para nossos colaboradores e clientes promovem esse debate”, disse Luan.

Também integrante do SACI, a profissional de Letras e revisora na Varanda, Jéssica Dandara, destaca a importância de iniciativas como esta do Comitê para a construção de um mercado mais diverso e inclusivo, que reflita a nossa sociedade, e a desconstrução de estereótipos, crenças e práticas segregadoras.

“Para o objetivo de fazer o caminho contrário, de não minorizar as pessoas, é que essa iniciativa da Varanda, de criar o Comitê SACI, é importante. O comitê vem para avançarmos ainda mais nessa discussão, nessa perspectiva das questões de raça, gênero, PCDs, sexualidade, inclusão e diversidade, que é uma prática já está presente na Varanda há bastante tempo, e agora ganha ainda mais peso”, finalizou Dandara.

Sobre a Varanda

Fundada em 2005, a Varanda é uma multiagência premiada com atuação em estados como Pará, Roraima e São Paulo. Reconhecida por integrar múltiplos canais de comunicação, a agência oferece soluções completas para seus clientes.