A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores de todos os tipos sanguíneos para doarem com urgência. O abastecimento de sangue do hemocentro amazonense registrou queda de 50% e já ameaça o atendimento para cirurgias agendadas.
“Se a frequência de doadores não melhorar, não teremos condições de atender às demandas de cirurgias. A situação está precária, principalmente, para o sangue O positivo (O +), considerando que ele representa a maioria das solicitações vindas dos hospitais públicos e privados”, alertou Socorro Viga, chefe do departamento do ciclo do sangue.
Em reunião realizada nesta semana, com a área técnica da hemoterapia do Hemoam, o diretor clínico da instituição, Dr. Nelson Fraiji, sinalizou sobre a recomendação da remarcação de cirurgias não urgentes. “A demanda não está coincidindo com nossos estoques e não podemos correr o risco de faltar sangue para as ocasiões de urgência”, ponderou.
Cirurgias eletivas
A partir da situação o Hemoam emitirá um comunicado a todos os hospitais públicos e privados, recomendando a remarcação de cirurgias não urgentes para assegurar a oferta de bolsas para os casos de urgência.
Além do sangue tipo O positivo, o Hemoam também sinaliza para o estoque baixo do O negativo, este segundo é de grande importância nas emergências, quando o paciente precisa de transfusão e não se sabe a qual grupo sanguíneo ele pertence.
Covid-19 e gripe
A maior causa para a queda no estoque é o avanço das infecções por Covid-19 e das síndromes gripais. Quem testou positivo para covid-19 só pode doar após 14 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem teve gripe pode doar após sete dias.
Para doar sangue é preciso estar saudável e ter entre 16 a 69 anos, bem alimentado e descansado, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.
As doações podem ser realizadas de segunda a sábado das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, n 4397, Chapada.