O Amazonas vacinou 63.609 crianças contra a paralisia infantil desde o último dia 8 de agosto, quando foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em todo o país.
Esse número representa apenas 60% do público alvo, que é de 318.39 crianças de 1 a 4 anos, nos 62 municípios do estado.
A campanha de multivacinação no Amazonas tem 20% de adesão e é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).
A Coordenadora Estadual de Imunização da FVS, Izabel Nascimento, explica que o cenário de índice baixo da vacinação é de alerta aos pais.
A mobilização segue até o dia 9 de setembro com a finalidade de alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95%, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS).
A enfermeira Isabel Hernandes fala que a prefeitura de Manaus está com salas de vacina nas UBS’s para alcançar 95% desse público com a vacinação contra a poliomielite, seja com aplicação das doses de reforço ou atualização do esquema vacinal de três doses.
A multivacinação tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, que estejam com doses em atraso do calendário básico de vacinação. A população estimada dessa faixa etária é de 648 mil pessoas.
Os pais e responsáveis precisam levar seus filhos, de até 14 anos de idade, com documento oficial de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF e a caderneta de vacinação.