Butantan envia 700 mil doses da vacina contra gripe para o Uruguai

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O Instituto Butantan exportou, nessa quarta-feira (27), 700 mil doses da vacina trivalente contra influenza, que partiram do aeroporto de Viracopos em Campinas, interior de São Paulo, em direção ao Uruguai. Essa foi a primeira vez que o país vizinho comprou o imunizante contra a gripe fabricado no instituto, o que aconteceu via Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

No início de abril, outras 225 mil doses dessa mesma vacina foram enviadas à Nicarágua, o que totaliza 925 mil doses exportadas para os dois países por meio do fundo rotatório da organização.

A exportação é parte do edital de licitação da OPAS, que selecionou o instituto após a vacina contra a Influenza ser incluída na lista de imunizantes pré-qualificados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no início de 2021. A adesão do imunizante no rol é um reconhecimento às boas práticas nos processos de farmacologia, estudos clínicos, regulação, produção e qualidade do Butantan envolvidos em sua fabricação.

A atual vacina contra a Influenza é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

Da Assessoria