O Governo do Amazonas encerra, na segunda-feira (28), a nova etapa de entrega de cartões remanescentes do cartão Auxílio Estadual permanente na capital e nos 61 municípios do interior. Mais de 22 mil cartões restantes serão redistribuídos a partir de abril, desta vez para famílias na lista de espera do Cadastro Único (CadÚnico).
Conforme dados da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em quatro meses, a ajuda financeira de R$ 150 chegou a 277.487 beneficiários, sendo 143.602 na capital e 133.885 no interior. Dos 300 mil cartões disponibilizados para famílias em situação de extrema pobreza do Amazonas desde novembro, 22.513 cartões ainda restam ser entregues, cerca de 7% do total.
De acordo com a titular da Seas, secretária Alessandra Campêlo, este montante será redistribuído para uma lista de espera de beneficiários que não foram contemplados. O objetivo é fazer a seleção dessas novas famílias em março para reiniciar a entrega em abril deste ano.
“Esses cartões vão ser redistribuídos tanto no interior quanto na cidade de Manaus. Isso é feito pelo CadÚnico, e a gente não tem como escolher as pessoas, sendo de acordo com o critério socioeconômico de cada pessoa. É importante ressaltar que, em quatro meses, o Governo do Estado já colocou quase R$ 200 milhões em dinheiro nas casas de aproximadamente 280 mil famílias no Amazonas”, disse a secretária de Assistência Social.
Alessandra Campêlo pontuou ainda alguns fatores que justificam a quantidade de cartões remanescentes.
“A maioria dos casos que a gente tem percebido são pessoas que saíram do Amazonas e não atualizaram seus dados no CadÚnico, ou mesmo pessoas que faleceram neste período, mudaram de situação de renda, e essa é a melhor situação que a gente consegue encontrar. Também há pessoas que arrumaram um trabalho e hoje não precisam mais desse auxílio, então ele vai ser direcionado a quem ainda está precisando”.
Atendimento
Em Manaus, a entrega dos cartões está concentrada no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), localizado na rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida, zona sul de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
No interior, o Governo do Estado conta com a parceria de órgãos como a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, além das secretarias municipais de Assistência Social, para prosseguir com as entregas.
O Governo do Estado disponibiliza ainda um call center para atendimento de demandas envolvendo o Auxílio Estadual permanente. O número para contato para tirar dúvidas relacionadas ao cartão é o 0800 740 7444.
Por meio do atendimento, a pessoa pode verificar se possui direito ao benefício, os documentos necessários quando for ao local de retirada, entre outras questões.
O call center está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além do canal de atendimento, a população já dispõe do site www.auxilio.am.gov.br para conferir se tem acesso à ajuda financeira, bastando informar o CPF e a data de nascimento.