Autismo: Shopping Ponta Negra sedia exposição “Amor além das diferenças”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

 O Shopping Ponta Negra sedia a partir desta sexta-feira (1º), até o dia 10 de abril, a exposição fotográfica “Amor Além das Diferenças”. A programação, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo ( 2 de abril), está sendo promovida em parceria com o Instituto Autismo do Amazonas (IAAM).

Ainda como parte das ações pela data, a Cinépolis promove, nesta quinta-feira (31), uma sessão de cinema totalmente adaptada para os autistas. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também estará emitindo a Carteira de Identificação Nacional da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea) a partir de segunda-feira (4) até o dia 10.

A gerente de Marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado, ressalta que a exposição é uma oportunidade para refletir e conscientizar a sociedade sobre o autismo e a inclusão desses cidadãos.

A exposição “Amor Além das Diferenças” vai contar com imagens do fotógrafo Wesley Andrade, que captou o dia a dia das crianças e adolescentes atendidos no IAAM. A mostra vai funcionar no piso L2 do Shopping Ponta Negra. Além de conferir a exposição, o público também pode ajudar a instituição adquirindo os produtos personalizados como camisa, chaveiro e cordão para segurar cartão. São parceiros da mostra as empresas Glam Photo Gallery, Foto Nascimento, Tintas Altezza, Aprígio Texturas e Artes.

A diretora de Marketing do IAAM, Miriam Rodrigues, explica que a instituição atende atualmente cerca de 60 crianças e adolescentes e suas famílias. No local, eles recebem atendimento com profissionais das áreas de assistência social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e nutrição. “Agradecemos ao Shopping Ponta Negra por abrir espaço para que possamos cada vez mais falar sobre o autismo”, disse.

Outra ação do Shopping Ponta Negra em alusão a data acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) que a partir deste segunda-feira (4) até o dia 10 abril estará emitindo a Carteira de Identificação Nacional da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea).

O documento garante à pessoa com autismo atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de dar direito a meia entrada em cinemas, teatros, museus, circo e eventos esportivos e educacionais. Para solicitar a carteira é necessário uma foto 3×4, RG e CPF do beneficiário, laudo médico e tipagem sanguínea. O responsável também deve apresentar o RG e CPF.

Cinema

A rede Cinepólis promove nesta quinta-feira (31) uma sessão adaptada para autistas e suas famílias. O filme exibido será a animação “Os caras malvados”. Mais informações sobre horário e valores podem ser consultados no site www.cinepolis.com.br .

Na sessão adaptada para autistas e suas famílias as luzes permanecerão acesas em 50% de sua capacidade durante a exibição do filme, o volume do som permanecerá reduzido e é permitido sair da sessão sempre que quiser. 

O filme é baseado nos quadrinhos de Aaron Blabey e segue um grupo de animais ladrões e suas travessuras. Sr. Lobo, Srta. Tarântula, Sr. Tubarão, Sr. Piranha e Sr. Cobra sempre foram vistos como maus, desajustados e que assustam todo mundo. Eles têm uma longa história criminal, roubando tudo o que eles querem e como eles querem. Em um de seus planos de assalto em um evento de gala, Sr. Lobo percebe que eles podem ser bons, ou melhor, que pessoas podem ver eles como bons animais. Sendo pegos pela polícia após um plano ruim, o grupo de ladrões decide se passar por bonzinhos para que a polícia não fique na cola deles e para não serem mandados para a prisão.