Siga-nos as redes sociais

Arraial da Difusora de Conscientização da Síndrome de Down reúne 20 mil pessoas no Largo São Sebastião

Alegria, inclusão e muito arrasta-pé marcaram o 1º Arraial da Difusora de Conscientização da Síndrome de Down, realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus. O evento, que reuniu mais de 20 mil pessoas, trouxe ao público não apenas a tradição junina, mas também uma importante mensagem de inclusão e respeito às diferenças.

As três noites foram marcadas por apresentações emocionantes com a participação de pessoas com Síndrome de Down, como a Quadrilha Inclusiva Lar de Vitórias, por exemplo, que encantou o público na sexta-feira. A programação contou ainda com várias apresentações como a Quadrilha Cômica Biba Boys e a Quadrilha Tradicional Brotinhos de Petrópolis, fechando com chave de ouro ao som da Banda Rabo de Vaca.

No sábado e no domingo a festança seguiu com danças para todos os gostos, como a Quadrilha Tradicional Rasta Pé, a Quadrilha Inclusiva Rasgatrapo (do Instituto Amazonense de Inclusão), Grupo de Dança da APADAM, a Dança Regional Cacetinho da Belo Horizonte, a Quadrilha Cômica Kero é Close e os shows de George Japa e Mikael.

As famílias também aproveitaram a área kids e as tradicionais brincadeiras juninas, como pescaria e bingo, que garantiram a diversão para todas as idades.

Inclusão na Prática

O coordenador de eventos da Difusora, André Anzoategui, destacou o caráter inédito e desafiador do evento. “Foi a primeira vez que organizamos algo assim por três dias seguidos. Tivemos que seguir várias regras para preservar o patrimônio histórico do Largo São Sebastião, mas conseguimos realizar tudo com sucesso e sem incidentes e com o apoio de toda equipe da Secretaria Estadual de Cultura”, afirmou.

A inclusão foi a tônica do evento. Barracas de alimentação foram operadas por pessoas com Síndrome de Down, que prepararam sanduíches e hambúrgueres que se tornaram um sucesso de vendas. “A participação dessas pessoas nas barracas foi fundamental. A comida acabava todas as noites, mostrando o quanto o público abraçou a causa”, destacou Anzoategui.

Parcerias e Conscientização

O evento contou com o apoio de várias instituições, como o Lar de Vitórias, a APADAM, o Instituto Mãe Raiz e o Instituto Amazonas de Inclusão (IAI), que receberam fundos arrecadados durante o Arraial. Além disso, foram oferecidos serviços de emissão de documentos e orientações sobre os direitos das pessoas com deficiência, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Um Evento para a História

Com a presença de quadrilhas e grupos folclóricos renomados, o Arraial da Difusora não apenas celebrou a cultura junina, mas também reforçou a importância da inclusão. “Foi um evento histórico, que já está no nosso calendário anual. O público amazonense ama o Arraial e esteve presente para prestigiar cada momento”, concluiu Anzoategui.

O sucesso do 1º Arraial da Difusora de Conscientização da Síndrome de Down reafirma o compromisso da emissora em promover eventos que não apenas entretêm, mas também fazem a diferença na sociedade, mostrando que a inclusão é possível e necessária.

PARCEIROS:

O 1° Arraial da Difusora de Conscientização sobre a Síndrome De Down é uma realização da Rede Difusora de Rádio (RDR) com o apoio de: Comac Pisos e Revestimentos; Gráfica Copy Quality, Live Academia; Postos ATEM; Fricon Cooling Life; Real Equipamentos; Bartender Vilaça Drink´s; Paulo Net Telecomunicações; Fabril Industria; Medic Norte – Produtos para Saúde; JAM Logística; Deputado Federal Saullo Vianna; Estrutura Asfaltos; Bosquinho Poeta; Brasil Show; BRX Solar Distribuidora; Eucatur; Deputada Estadual Joana Darc; Splash Pizza; Padaria Santo Pão; José de Freitas Fisioterapia; Mr. Din; R.R Emergências Médicas; Santo Doce; Manauscult; Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas.

Da redação.