Motoristas relatam dificuldades com o uso do Zona Azul na área central de Manaus. O sistema de estacionamento rotativo apresenta tarifas e regras para quem deseja estacionar em determinadas áreas do centro, mas, muitas vezes, as normas causam estranheza à população. Há várias denúncias de notificações indevidas.
Muitos ouvintes da BandNews Difusora FM tem dúvidas e reclamam que não existe tolerância ao parar o carro em uma das vagas. Como relata este homem que pediu para não ser identificado.
Outros motoristas denunciam notificações indevidas. Ser penalizado, mesmo tendo créditos ainda válidos, é uma das principais reclamações.
Este motorista diz que usa o aplicativo para se manter regularizado, mas sempre tem problemas com o saldo. Ele questiona a conduta dos monitores responsáveis pela fiscalização do uso das vagas.
A BandNews Difusora FM entrou em contato com o Zona Azul para repassar o questionamento dos ouvintes. O diretor nacional do sistema, Nonato Caldeira, respondeu.
Ele afirma que todos os monitores passam por treinamento para aprender a lidar com o público e nega que eles tenham metas de notificações que influenciem na remuneração.
Sobre o uso das vagas, Nonato Caldeira esclarece que existe sim o tempo de tolerância de 15 minutos nos quais motoristas não podem ser notificados.
Em caso de denúncias de notificações indevidas ou má conduta dos monitores é preciso denúnciar na ouvidoria da Ageman, pelo telefone 0800 092 3511.
O sistema Zona Azul abrange 3 mil vagas de estacionamento entre centro e conjunto Vieiralves, com tarifa de R$ 2,45 a hora, podendo o usuário permanecer no máximo até três horas no mesmo local.
No conjunto Vieiralves o Zona Azul voltou a funcionar nessa segunda-feira, mas uma equipe técnica da prefeitura já avaliou que o funcionamento do serviço precisa de ajustes.