APAE Manaus convida população a conhecer e ser voluntário na Instituição

A APAE Manaus, que em maio deste ano completou 51 anos de atuação, está convidando a população manauara a conhecer suas instalações e entender mais sobre o trabalho desenvolvido em prol das pessoas com deficiência. Em entrevista concedida ao Programa Giro de Notícias da Rádio Difusora do Amazonas 96,9 FM, Ione Pereira Tôma, presidente da APAE Manaus, destacou a trajetória e os desafios enfrentados pela instituição.

A entrevista é parte do calendário de ações do Projeto “Arraiá da Difusora de Conscientização sobre a Síndrome De Down”. A festança acontecerá nos dias 12,13 e 14 de julho no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus e conta com a parceria de diversas organizações, empresas e poder público (veja a lista completa no final na matéria).

De acordo com Ione, atualmente a APAE Manaus enfrenta desafios financeiros significativos, sendo uma associação privada sem fins lucrativos. “Já tivemos nossos tempos áureos, mas estamos recomeçando. Hoje, temos 175 assistidos e trabalhamos em três frentes: assistência social, escolarização e saúde”, explicou a presidente. A instituição, localizada no bairro Parque 10, tem dificuldades para manter sua estrutura, mesmo com algumas parcerias com a administração pública.

Convite à Comunidade

Durante a entrevista, Ione Tôma faz um apelo à comunidade para que conheça a APAE Manaus e contribua de diversas formas. “Costumo convidar as pessoas para conhecer a instituição, ser voluntário, doar uma hora da sua semana, ou a cada 15 dias. São várias as possibilidades de ajudar, não são só recursos financeiros”, enfatizou. A presidente também destaca a importância da conscientização contínua sobre as necessidades das pessoas com deficiência, que vão além de datas comemorativas como o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.

História e Fundamentos

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Manaus foi fundada em 1974, seguindo os passos da APAE Brasil, que iniciou suas atividades no Rio de Janeiro em 1954. “De lá para cá, vieram as outras APAEs”, relembra Ione. Ao longo dessas décadas, a APAE Manaus tem se dedicado ao atendimento de pessoas com diversas deficiências, incluindo a síndrome de Down e outras deficiências múltiplas.

Combate ao Preconceito

Ainda há um longo caminho a ser percorrido no combate à discriminação contra pessoas com síndrome de Down. “No dia a dia, ainda há preconceito sim”, reconhece Ione. Ela reforça que a inclusão e o apoio precisam ser constantes e não restritos a um dia ou mês específico.

Voluntariado

A APAE Manaus continua sua missão de oferecer suporte e dignidade às pessoas com deficiência, e a presidente Ione Pereira Tôma convida a população a se envolver e apoiar essa causa tão importante. Conhecer a APAE, participar como voluntário e contribuir de diversas formas são maneiras de fortalecer essa instituição que há mais de meio século faz a diferença na vida de muitos manauaras.

A APAE Manaus está aberta a visitas e recebe voluntários interessados em contribuir para suas atividades. Mais informações podem ser obtidas diretamente na sede, localizada na Rua Ivanete Machado, no bairro: Parque 10, ou através do WhatsApp: (92) 99282-8220.

Arraial da Difusora

O evento será das 17h à meia noite no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, e terá na sua programação atrações musicais, danças folclóricas, área kids, comidas típicas e brincadeiras juninas para todas as idades. Entre as atrações confirmadas estão George Japa, Uendel Pinheiro e banda Rabo de Vaca.

PARCEIROS:

O 1° Arraial da Difusora de Conscientização sobre a Síndrome De Down é uma realização da Rede Difusora de Rádio (RDR) com o apoio de: Comac Pisos e Revestimentos; Gráfica Copy Quality, Live Academia; Postos ATEM; Real Equipamentos ; Paulo Net Telecomunicações; Fabril Industria; Medic Norte – Produtos para Saúde; JAM Logística; Deputado Federal Saulo Vianna; Estrutura Asfaltos; Bosquinho Poeta; Splash Pizza; Padaria Santo Pão; José de Freitas Fisioterapia; Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas.

Assista a entrevista completa: