O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou, no período de 28 de setembro a 10 de outubro deste ano, levantamento com a Intenção de Consumo das Famílias para a Black Friday e para o Natal 2022. A pesquisa também identificou como os consumidores pretendem utilizar o 13º salário.
Em relação à sondagem, o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, explica a importância do estudo para os comerciantes do estado. “Estamos em um momento muito especial para o Comércio, o Natal é o ápice de todo o movimento comercial. Os dados apresentados neste estudo vão nortear os empresários, de forma apropriada no que tange às necessidades dos seus clientes”, ressalta.
Um total de 326 consumidores de Manaus, responderam as perguntas da pesquisa. Em se tratando dos destaques , os amazonenses reforçaram que o preço é o fator preponderante representando 88%, quando somado a Promoções. Variedade e Segurança também tiveram representatividade na decisão com 36% e 20%, respectivamente. Climatização e Estacionamento tiveram menor relevância, quando comparado aos demais fatores avaliados.
– Preço (46%);
– Promoções (42%);
– Variedade dos Produtos (36%);
– Segurança (20%);
– Variedade das lojas (17%);
– Frete grátis (16%);
– Localização (13%);
– Estacionamento (12%);
– Climatização (7%);
– Outros (3%).
O total está acima de 100%, pois os entrevistados puderam escolher mais de uma opção.
Quanto ao local para realizar as compras, os Shopping Centers lideram com 33%, que pode se justificar pela variedade de opções, climatização do ambiente, segurança, estacionamento, aliados a ambientes de convivência. Com 32%, aparece o Centro da Cidade. Com 17%, o Comércio de Bairro caracterizado pela facilidade, menor mobilidade urbana e facilidade de estacionamento. Com 16%, aparecem as Vendas On-line.
Black Friday
A pesquisa apontou que 69% dos consumidores pretendem aderir e aproveitar a Black Friday, outros 31% não pretendem ou não opinaram.
Natal
A preferência nesta data está para calçados com 40% das itenções de compra seguido de vestuário com 34%, perfumaria/cosméticos aparece em terceiro com 30%. Também são opções brinquedos (19%); games e jogos (13%); acessórios (12%); móveis e decoração (7%). Aparecem em oitavo lugar os eletrodomésticos/eletroportáteis com 6%, logo em seguida celular/smartphone representando 5% das intenções, as demais opções tiveram entre 4% e 5% do desejo de compra.
13º Salário
Como serão utilizados os recursos do 13º salário? Os dados da pesquisa mostram que 47% dos entrevistados vão utilizar o 13º salário para pagamento de dívidas. 29% para alimentação e Ceia de Natal. 18% irão guardar os recursos. 3% não sabem. Os demais gastarão com produtos e serviços.
Com informações da Assessoria