Amazonas retorna à fase laranja, com risco moderado de transmissão da covid-19

Amazonas retorna à fase laranja, com risco moderado de transmissão da covid-19

Após redução de 52% na média diária de casos confirmados de Covid-19, o Amazonas retorna a fase laranja (risco moderado) de transmissão da doença. A redução foi identificada após análise epidemiológica do período entre 26 de janeiro até o último dia 08 de fevereiro. Os dados são do Governo do Estado.

(Foto: Divulgação/Rodrigo Santos/SES-AM)

Outros indicativos também foram registrados. As hospitalizações cairam 50% incluíndo leitos clínicos e UTI em todo o estado. Na capital, o número de casos reduziu 43%, no interior a queda chegou a 72%.

O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, avalia que a queda dos indicativos está associada a imunização da população. (Ouça)

Em um período de 14 dias, a média móvel diária de óbitos no estado está em 9. Conforme o boletim epidemiológico, 81% dos 186 pacientes que foram a óbito por Covid-19 em 2022, apresentavam pelo menos um fator de risco.

A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, destaca que, mesmo com a mudança no cenário, é preciso manter os cuidados de prevenção. (Ouça)

Das 1.492 hospitalizações em 2022, 52% eram idosos com mais de 60 anos, sendo a faixa etária de 60 a 79 anos a mais atingida. Os menores de 20 anos correspondem a 10% das internações.

Da redação