Siga-nos as redes sociais

AM tem mais de 100 hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave em maio

AM tem mais de 100 hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave em maio

O Amazonas registra a hospitalização de 132 pessoas por Influenza, de 1º a 18 de maio. Os dados foram divulgados no Boletim da Fundação da Vigilância em Saúde do Amazonas nessa quinta-feira.

De acordo com a FVS, é preciso intensificar o monitoramento, além da vacinação, que é a principal medida de prevenção à doença. O órgão alerta que há a necessidade de a população aderir à campanha de vacinação contra a gripe, disponível nos postos de vacinação coordenados pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Das 132 hospitalizações, os jovens (com 20 anos ou menos) apresentaram 48% dos casos. A faixa etária referente a crianças de 1 a 4 anos apresentou o maior número de hospitalizações para o período, com 19% dos casos, seguida da faixa etária de menores de 1, com 15%.

Quanto aos sinais e sintomas mais frequentes, entre as hospitalizações, destacam-se: falta de ar, tosse e febre. Além disso, foi observado comprometimento respiratório evidenciado pelo raio X em 22%.

Ainda das 132 hospitalizações, 55% apresentaram fatores de risco associados. Entre os mais frequentes estão: diabetes, hipertensão e cardiopatias.

Da redação