AM tem 3,4 mil novas vagas de emprego criadas em outubro, aponta Caged

AM tem 3,4 mil novas vagas de emprego criadas em outubro, aponta Caged
Reportagem: Cindy Lopes

A atendente de vendas, Giselle Barbosa, estava desempregada desde o final do ano passado, e somente agora voltou ao mercado de trabalho com carteira assinada. (Ouça)

A Giselle entra na 3.463 novas vagas criadas no Amazonas em outubro. Os dados são do novo Caged, divulgado nessa terça-feira (29).

O saldo colocou o Amazonas em destaque da região Norte na criação de novos postos de trabalho formal em outubro deste ano.

Ainda segundo o Caged, no período, 16.200 pessoas foram desligadas e mais de 19.700 foram admitidas.

O balanço, que traça um panorama sobre o mercado de trabalho, mostra que o setor de serviços foi o que mais contratou no Amazonas, em outubro. O segmento criou mais de 1.300 novas vagas de emprego com carteira assinada.

Todas as regiões do país tiveram saldo positivo na geração de emprego no mês passado, sendo que houve aumento de trabalho formal em 26 das 27 unidades da federação.

A queda ocorreu somente no Amapá, com o fechamento de 499 postos, 0,65% do total do estado, afetado pela sazonalidade da extração mineral.

O ministro do trabalho e previdência, José Carlos Oliveira, enfatiza que a força de trabalho mantém expansão em todo o Brasil e em todos os setores da economia. (Ouça)

Em termos relativos, os estados com maior variação na criação de empregos em relação ao mês anterior são Alagoas (1,11%); Roraima (0,75%) e Amazonas (0,72%), respectivamente.

O Brasil gerou empregos com um saldo positivo de 159 mil novos postos de trabalho, chegando próximo à marca de 43 milhões de empregos formais registrados no Caged.