Chega a 17 o número de crianças internadas com covid-19 no Amazonas, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, FVS. Os dados são do último dia 9 de fevereiro.
Do número de internados, nove são crianças do grupo etário de menores de 1 ano de idade, sete são do grupo etário de 1 a 4 anos e um do grupo etário de 5 a 11 anos, totalizando 17 crianças confirmadas para Covid-19 internadas em leitos clínicos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) das redes pública e particular de saúde em Manaus.
Como forma de reverter este quadro a vacinação contra a doença em crianças segue acontecendo na capital. Mais de 50 mil crianças já foram imunizadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, SEMSA.
A pequena Angela Almeida já está vacinada contra a doença. (Ouça)
Na semana passada a prefeitura abriu para o público de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe fala da segurança das vacinas. (Ouça)
Nesta semana começam as aulas presenciais na capital e de acordo com o governo do Amazonas e Prefeitura o passaporte de vacina para crianças e adolescentes não será obrigatório.
Órgãos de saúde alertam que é preciso seguir com o uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão à imunização realizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus, que continua presente no Estado.